O Colégio Portinari foi fundado em 2007 por um grupo de professores, através de uma ação coletiva visando colocar em prática o conhecimento em Educação e a experiência de todos, onde o objetivo maior era, e ainda é o de proporcionar aos estudantes a aquisição de conhecimentos básicos que constituem o patrimônio histórico, científico e cultural da humanidade; o pleno desenvolvimento de suas capacidades físicas, intelectuais e relacionais; bem como a inserção dos mesmos à sociedade, com competências que lhes permitam atender às demandas contemporâneas por novas aprendizagens e atualização permanente.
FILOSOFIA
O COLÉGIO PORTINARI tem por finalidade e objetivo oferecer serviços educacionais para crianças e jovens a partir de 2 (dois) anos de idade, nos cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Diretrizes da Organização Educacional
As diretrizes da Organização Educacional norteiam toda a proposta pedagógica desenvolvida no Colégio Portinari, e tem como base:
- Missão:
Propiciar uma educação voltada para a cultura da formação e da informação.
- Visão:
Orientar os alunos para que sejam futuros adultos conscientes e responsáveis que construirão um mundo fortalecido na paz e sem qualquer discriminação e exploração do homem.
- Valores:
Aplicar uma estrutura pedagógica atual, moderna e fundamentada sobre valores humanos (morais e culturais) – responsabilidade, autonomia, cooperação e solidariedade.
- Política:
Construir a identidade do Colégio através de um trabalho coletivo, que traz uma contribuição especial no que se refere à constituição de sua proposta educacional e à sua ligação efetiva com a comunidade, onde o compromisso com a clientela é central.
Para fortalecer a proposta pedagógica, o método específico do Colégio, tem em vista a qualidade da formação a ser oferecida a todos os estudantes, visando uma prática educativa adequada às necessidades sociais, políticas, econômicas e culturais da realidade brasileira.
A metodologia de ensino do COLÉGIO PORTINARI está baseada na proposta sócio-interacionista, ou seja, o objetivo é levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetivos, das relações, do espaço e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar. As atividades são programadas a inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela escola. Esta metodologia é adotada no trabalho com os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e Médio.